A Autoridade Holandesa de Proteção de Dados (DPA) aplicou uma multa de € 4,75 milhões (aproximadamente R$ 25,5 milhões) à Netflix por não informar seus clientes de forma adequada sobre a utilização de seus dados pessoais entre 2018 e 2020. A investigação, iniciada em 2019, concluiu que a empresa não fornecia informações claras em sua política de privacidade sobre o tratamento dos dados coletados, segundo comunicado da DPA.
O órgão regulador constatou que a Netflix falhou em esclarecer aos usuários, de maneira satisfatória, quais dados eram coletados e como eram utilizados. Além disso, as respostas fornecidas aos clientes que questionavam a empresa sobre a coleta de informações foram consideradas insuficientes. Tais práticas configuram violações do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), de acordo com a DPA.
Embora a Netflix tenha atualizado sua política de privacidade e aprimorado a comunicação com os usuários desde o início da investigação, a empresa contestou a multa. Em comunicado enviado à Reuters, um porta-voz da Netflix afirmou: “Desde o início desta investigação, há mais de cinco anos, temos cooperado com a Autoridade Holandesa de Proteção de Dados e evoluído proativamente nossas informações de privacidade para oferecer ainda mais clareza aos nossos membros. Nós nos opusemos a esta decisão.”